A Urna da Felicidade


É namoro ou amizade? Nem um nem outro.

O caso de Silvio Santos com a funcionária Íris Pássaro, do Baú da Felicidade. Foi paixão avassaladora. Os dois se casaram, longe da Imprensa, em 20 de fevereiro de 1981.

O casal tem quatro filhas: Daniela, Patrícia, Rebeca e Renata. Certa vez, durante um programa, ele falou emocionadamente sobre a paixão. “Me satisfaço com ela, sou feliz com minha família. Não tenho necessidade de mais nada”, disse. Do primeiro casamento, com Cidinha, Silvio teve as filhas Cinthia e Silvia.

O maior comunicador do Brasil perdeu a voz. No final de 1987, Silvio começou a ficar rouco. Preocupado, Silvio bateu em retirada. Viajou para os Estados Unidos em busca de tratamento. Ele descobrira que possuía um tumor na pálpebra esquerda – extirpado no Brasil – e, devido ao cansaço de um músculo da garganta, ficava rouco.

A volta à TV ocorreu, um mês depois, num domingo. Silvio era outro homem. No programa, expôs suas inquietações, explicou a doença e falou sobre as preocupações com o povo. Foi o que bastou para o homem do Baú ser taxado até de novo Messias. Era a deixa para Silvio entrar na política.

Assessores do PFL entraram em ação para viabilizar a sua candidatura à Prefeitura de São Paulo. Silvio queria ser um político diferente e não gostava de fazer campanha.

O empresário foi operado no início de 1989. Logo depois da cirurgia, Silvio reuniu a imprensa para fazer um comunicado: “Minha candidatura só depende de eu não ter condições de falar profissionalmente”, contou. O Tribunal Superior Eleitoral impugnou o registro do partido por não ter feito convenções em nove estados. Durante o pleito, houve acusações de que um outro partido teria tentado vender a legenda para que Silvio Santos se candidatasse.

Silvio ainda tentou entrar na política mais duas vezes: para governador e de novo para prefeito. Também não deu certo. Pessoas ligadas ao apresentador garantem: Silvio nunca mais trocará o Baú pela urna.

Acima-Esquerda: Silvio Santos e Iris. Foto: Jornal da Tarde.
Meio-Direita: Campanha Política, Silvio. Foto: Desconhecido.
Abaixo-Esquerda: Silvio na Assembléia Legislatíva. 1976. Foto: Erasmo Souza.
Abaixo-Direita: Iris com Silvio, após cirurgia na garganta. Foto: Getulio Jr.