2001 a 2008

Em 2001, outro marco na programação foi a estreia da Casa dos Artistas, reality show apresentado por Silvio Santos que mostrava a vida de celebridades isoladas do mundo. O casal Bárbara Paz e Supla conquistou o público. A atriz venceu o programa e ganhou R$ 500 mil. O SBT arrebatou novamente a audiência e bateu, pela primeira vez na história da televisão, a revista eletrônica da concorrente. Pode-se dizer que o ano de 2004 foi das mulheres. Enquanto Adriane Galisteu mostrava sua versatilidade no programa Charme, a jornalista Mônica Waldvogel trazia personagens de universos distintos para um bate-papo informal no Dois a Um.

Em 2005, o jornalismo foi um dos alvos do canal. O projeto de reformulação no departamento resultou primeiramente na contratação da jornalista Ana Paula Padrão, âncora do SBT Brasil. Além de montar uma redação com profissionais gabaritados, o SBT criou sucursais, padronizou a linguagem dos telejornais das afiliadas e formou uma equipe com correspondentes internacionais. No ano seguinte, o canal reforçou o departamento com a contratação do jornalista Carlos Nascimento, responsável pelo Jornal do SBT – Edição Noite.

No primeiro semestre de 2006, quatro grandes projetos chamaram a atenção na grade de programação. Um deles foi a reestruturação no departamento de teledramaturgia, com o lançamento da novela Cristal. Outro foi o Rei Majestade, programa comandado por Silvio Santos que traz de volta ao palco artistas do passado. Os demais projetos foram as estréias dos programas Ídolos e Supernnany, campeões de audiência.

Em junho de 2008, enquanto a pequena Maisa com o Sábado Animado e a reprise de Pantanal conquistam o Brasil, Silvio Santos volta a apresentar o Programa Silvio Santos. No mesmo ano, a emissora reabre seu departamento de teledramaturgia com Revelação, novela de Iris Abravanel.

Acima-Esquerda: Charme, Adriane Galisteu. 2004. Divulgação.
Acima-Centro: Boteco do Ratinho. 2004. Divulgação.
Acima-Direita: Jurados, Ídolos.
Meio-Direita: SBT Realidade, Ana Paula Padrão. 2007. Divulgação.
Abaixo-Esquerda: Rei Majestade, Silvio Santos. 2006. Divulgação.
Abaixo-Direita: Novela Cristal. 2006. Divulgação.