1981 a 1985

Com a proposta de uma programação popular de qualidade, nasceram no SBT sucessos como os programas comandados por Flávio Cavalcanti, Lolita Rodrigues e Airton Rodrigues, Jota Silvestre, Raul Gil, Jacinto Figueira Jr. (o Homem do Sapato Branco), a série “Joana”, com Regina Duarte, a minissérie internacional “Pássaros Feridos”, estrelada pelo ator Richard Chamberlain, e uma seleção de filmes de sucesso. Na verdade, a 1ª reportagem, ao vivo, em cores, realizada pelo Departamento de Jornalismo foi a cobertura da solenidade de assinatura da concessão dos quatro canais ao SBT, em Brasília, na manhã de 19 de agosto de 1981.

No auditório do Ministério das Comunicações estava uma equipe de repórteres composta por Humberto Mesquita, Magdalena Bonfiglioli, Almir Guimarães e Zildete Montiel, sob o comando de Arlindo Silva como diretor do departamento.Foi uma tremenda prova de fogo. Não foi fácil entrar no ar, com uma estrutura ainda precária. Basta dizer que não havia linha de retorno, ou seja, a geração e imagens e do som foi feita mais ou menos no escuro. As informações sobre se as imagens estavam ou não chegando bem a São Paulo, se estavam sem problemas – essas informações que vinham de São Paulo eram recebidas por um telefone na portaria do Ministério das Comunicações. E assim mesmo o porteiro reclamava porque o telefone ficava muito tempo ocupado. Mas a garra do pessoal do jornalismo e da técnica era tanta que a geração se processou a contento.

Três meses após a inauguração do SBT, entrou no ar o primeiro telejornal da rede. Chamava-se Noticentro e era transmitido só para São Paulo. Estreou em 18 de novembro de 1981, às 7h 30 da manhã. Foi o primeiro jornal matutino da televisão brasileira. A equipe e jornalistas eram formados basicamente pelo pessoal que veio da Tupi. O modelo desse jornal era americano. Um âncora conduzia o programa de forma descontraída, distribuindo falas aos outros três apresentadores, todos da Tupi.

O ano de 1983 foi dedicado à velocidade, em todos os sentidos. Enquanto o piloto Nelson Piquet levantava a taça de bicampeão mundial de Fórmula 1 nas pistas, na corrida pela audiência o SBT mostrou uma grande vontade de vencer. Nesses dois anos de existência, a audiência cresceu 25% e agregou 21 emissoras à sua rede.

Em 1985, enquanto o Brasil respirava ares da “Nova República”, a rede de Silvio Santos aproveitou o tempo de novidades e anunciou aquele que seria um dos maiores marcos de audiência: o filme Pássaros Feridos, considerado por muitos como um momento de “virada” na conquista também da audiência dos formadores de opinião. Em seu programa, Silvio Santos simplesmente avisava aos telespectadores: “Logo depois da novela da Globo, vocês poderão assistir a um filme sensacional: Pássaros Feridos. Não precisa deixar de assistir à novela. Vejam a novela e depois vejam o filme.” Estava declarada a guerra pela a audiência: quando a emissora concorrente passou a esticar seu principal telejornal e aumentar o formato da novela das oito, o SBT rebateu colocando no ar desenhos animados, enquanto aguardava o momento prometido de iniciar o filme, que havia sido dividido em cinco episódios. Resultado: 47% de audiência para o SBT, contra 22% da concorrente.

Acima-Esquerda: Raul Gil. 1982. Divulgação.
Meio-Direita: Noticentro. Reprodução.